sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Planejamento de obras



A importância do planejamento é fundamental pra se executar um novo projeto, evitando assim desperdício e despesas extras com materiais ou mão de obra não previstas.
O planejamento bem elaborado de um projeto é a atividade fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, desde a etapa da concorrência quanto no início e durante todo o período da obra.
Devemos seguir alguns fatores que podem afetar a execução de uma obra e que devem ser considerados logo no início do planejamento:
_a data de início dos serviços, levando em consideração que os dias corridos são afetados pelos feriados, finais de semana, períodos de chuvas, ou seja, também o clima afeta o número de dias trabalhados e etc;
_a topografia local pode afetar a produtividade dos equipamentos e dificultar a mão de obra;
_a geologia (tipo de terra e condições em que se encontra) pode afetar a produtividade da mão de obra e dos equipamentos;
_a existência de interferências (linhas de transmissão, redes de serviços públicos, áreas de proteção ambiental, sítio arqueológico, desapropriação de áreas), afeta o desenvolvimento dos trabalhos e o prazo da obra;
_a disponibilidade dos equipamentos;
_os anseios do cliente, a disponibilidade de recursos financeiros e até mesmo os interesses públicos e políticos podem afetar o ritmo e o prazo da obra.

É por isso que essas primeiras considerações devem ser discutidas antes de iniciar os trabalhos de planejamento da obra, pois poderão afetar diretamente seus resultados e o custo da obra.
Essas considerações deverão ser transformadas em índices, parâmetros ou coeficientes, os quais serão aplicados sobre o número de dias disponíveis. Inserindo nos cálculos o efeito dessas grandezas sobre o prazo e o custo da obra, de forma que os resultados da simulação fiquem o mais próximo do realizável.
A confiabilidade do resultado do planejamento, apresentado sob a forma de relatórios de custo e resultado provável será mais preciso de acordo com o detalhamento da simulação do projeto efetuado. Podemos afirmar que simular um projeto de engenharia é simular a elaboração deste em seus mínimos detalhes, dentro da melhor técnica e economia, permitindo a obtenção de todos os recursos necessários, identificando no tempo, os seus custos, investimentos, receitas, o resultado provável mês a mês e no final do projeto.
Para uma elaboração desta simulação é necessário toda a informação disponível. Quanto mais detalhado for o projeto, quanto maior for o esforço despendido no estudo dos seus documentos e na pesquisa ao local das obras, maior será o detalhamento e a precisão na simulação da execução da obra.
Deve-se analisar diretamente no local da obra, possíveis dificuldades de acesso, alternativas de mudanças de localização do corpo da obra, interferências com redes públicas, com áreas de preservação ambiental e com as áreas ou edificações particulares. Estas informações poderão conduzir a novas soluções mais econômicas a serem adotadas no projeto final de engenharia que podem trazer melhorias no contrato, sendo bem trabalhadas e, posteriormente, encaminhadas ao contratante.

Nas obras que possuem planejamento detalhado, deve-se acompanhar o cumprimento deste, de modo a concretizarem-se as metas físicas e financeiras nele previstas, etapa por etapa.
O acompanhamento físico do projeto pode ser feito através de gráficos ou quadros do tipo previsto x realizado e, à medida que são identificados desvios nos realizados em relação aos previstos, pode-se realizar um replanejamento ou ajustes, mantendo assim o rumo dos compromissos assumidos com a empresa.
Todos os serviços devem ser programados, semanal e mensalmente, tendo sempre em vista o planejamento detalhado. As programações semanais devem ser elaboradas visando atender as previsões mensais e estas atender a visão global do planejamento.
Porém, não basta garantir o atendimento físico programado, deve-se assegurar que, pelo menos, os custos fiquem dentro das estimativas do planejamento detalhado.
Um acompanhamento semanal reduzirá o número de itens a serem verificados, isso reduzirá a possibilidade de erros. Com os trabalhos em andamento, têm-se maiores chances de intervir nos processos e corrigir possíveis distorções.
Esse replanejamento e acompanhamento cuidadosos são necessários para que se possa atuar sobre os serviços, na medida em que eles vão sofrendo alterações. Isso possibilitará efetuar as correções necessárias no curso dos trabalhos, de modo a manter o rumo e desta forma, concretizar os objetivos previstos no planejamento e compromisso da equipe da obra.

Um projeto de sucesso consegue ser finalizado contemplando todo o seu planejamento inicial, os controles realizados desde a sua fase inicial até seu encerramento, assegurando o mínimo de impactos ocasionados pelas mudanças de rumos durante a obra.
Em uma linguagem mais simplista, um projeto de sucesso consegue ser finalizado dentro de seu planejamento, permitindo que contratempos ou imprevistos não influenciem no resultado da obra e no custo da mesma.


Equipe Torre Projetos Residenciais



Nenhum comentário:

Postar um comentário