segunda-feira, 24 de julho de 2017

Estrutura de telhados

A cobertura de uma casa já não é apenas para proteção de sua construção. Hoje em dia ela também entra para a estética de sua obra assim como, dependendo do tipo, auxilia como um regulador de temperatura.
Infelizmente ainda encontramos no Brasil preconceito sobre novas alternativas de estruturas da cobertura, e isso se deve a falta de conhecimento pois além de diminuir custos também se pode melhorar sua construção sem afetar a valorização do seu imóvel.
Ainda se pode notar a maior utilização de telhados com estruturas em madeira, talvez por uma questão cultural e por ser tradicionalmente aceito como a opção mais barata.
Na verdade, seu valor varia muito de acordo com a qualidade da madeira mas independente disso sempre será necessária sua manutenção.
A madeira é vulnerável a pragas e fungos e variações de temperatura podem afetá-la. Madeira boa pode custar muito dinheiro e para se obter uma viga é necessário o corte de uma árvore que demora a crescer, ou seja, também é ecologicamente desfavorável.


Já um telhado de ferro não está sujeito a tanta variação de preço já que é um produto fabricado e fácil de encontrar. Certamente uma estrutura do telhado de ferro será mais barata que a de madeira. A estrutura metálica é submetida ao tratamento de ferrugem e oxidação e pode ter suas sobras recicladas e utilizadas na própria obra em questão.
Ainda é bastante pequena a aceitação de telhados com estrutura metálica mas a verdade é que esse tipo de telhado compensa muito a médio e longo prazo. Um telhado com essa estrutura tende a durar a vida toda, é fácil de encontrar e pode ser reciclado.
Considerando também a mão de obra, o telhadista é mais barato que o carpinteiro e, normalmente, o telhadista também é responsável pela colocação das telhas, o que não costuma ser o caso do carpinteiro.
Mas atenção, a maioria das pessoas que trabalham com metais não fazem telhados então é preciso que você contrate um serralheiro que entenda de telhados para que tudo saia conforme o projeto.
Outra das vantagens de se usar o aço é que é leve, a economia com perda de material é zero, a resistência estrutural fica otimizada, é mais rápido e prático na montagem, imune a cupins e fungos, e é ecológico já que é reciclável e sustentável.

A diferença do custo da cobertura com estrutura em madeira e em aço é muito grande.
Em média, usando o aço, você pode economizar até 40% levando em conta o valor de uma madeira de boa qualidade, podendo chegar até 60% se for compararmos a um madeiramento de menor qualidade.
Lembrando que mesmo a madeira de maior qualidade sempre terá a necessidade de manutenção tendo em vista que a exposição ao sol ou mudanças climáticas bem como a vulnerabilidade à pragas pode trazer grande prejuízo ao longo da sua vida útil.


Estrutura em aço galvanizado

Equipe Torre Projetos Residenciais



Nenhum comentário:

Postar um comentário